O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) é uma ação criada pelo Governo Federal, no ano de 2011. A partir da Lei 11.513/2011, cidadãos de todo o território nacional passaram a ter acesso a cursos técnicos e profissionalizantes.
A intenção do programa é democratizar e aumentar a demanda por educação deste tipo, ajudando na capacitação profissional de um grande número de beneficiados. Sabendo das dificuldades econômicas e da realidade em que se encontram uma maioria de trabalhadores, as condições fornecidas pelo programa são um dos destaques.
Desde a crise financeira que afetou o Brasil em 2015, o Pronatec – assim como outros programas do Governo Federal – contou com pequenos cortes no número de vagas. A ideia é que a partir de 2019 o número de vagas se mantenha estável.
Os cursos profissionalizantes e técnicos oferecidos pelo Pronatec tem alta taxa de empregabilidade, o que torna o programa ainda mais atrativo para os estudantes que pretendem ingressar de forma rápida no mercado de trabalho. Além disso, a oferta de cursos presenciais e a distância também é mais um ponto positivo do projeto.
Pronatec como funciona?
Os cursos oferecidos pelo Pronatec são totalmente gratuitos, o programa atua em parceria com as redes federais, estaduais, distritais e municipais de educação profissional e tecnológica, com os Serviços Nacionais de Aprendizagem (SENAI, SENAC, SENAR E SENAT) e também com instituições da rede privada.
Na perspectiva de fortalecer o projeto e ampliar ainda mais o grupo de pessoas que têm acesso ao programa, foram criados subprogramas para atender as necessidades especificas de cada público, sendo eles:
Pronatec EJA: criada como uma estratégia para dar uma oportunidade aos jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada. Essa modalidade é destinada aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em que são oferecidos cursos por meio da bolsa formação.
e-Pronatec: essa modalidade foi criada para que estudantes e trabalhadores tenham acesso aos cursos técnicos e de qualificação profissional, na modalidade a distância, por meio de parceria com a rede e-Tec Brasil. Dessa forma, os alunos podem estudar acessando as plataformas digitais, tendo mais flexibilidade durante os estudos.
O que é a bolsa formação do Pronatec?
A bolsa formação Pronatec oferece acesso às vagas gratuitas de educação profissional e tecnológica, em instituições de ensino técnico e profissionalizante privada, tendo duas modalidades: a bolsa formação trabalhador e a bolsa formação estudante, entenda como funciona cada uma delas:
Bolsa formação trabalhador: essa modalidade oferece cursos de curta duração, com 160 horas-aula ou mais, para os beneficiários dos programas de inclusão produtiva do governo federal, como também àqueles que estão em situação de seguro-desemprego.
Bolsa formação estudante: essa modalidade oferece cursos técnicos com uma duração maior, 800 horas-aula, concomitantes ou subsequentes.
Quem pode participar do Pronatec?
O público alvo do Pronatec são estudantes do ensino médio da rede pública de ensino, bem como da Educação de Jovens e Adultos (EJA), trabalhadores e beneficiários de programas de transferência de renda. Além disso, os estudantes que concluíram o ensino médio em escolas da rede particular de ensino, na condição de bolsista integral também podem participar.
Cursos Pronatec
Como o programa funciona de forma abrangente e tem o proposito de estimular e atender um grande número de pessoas, o Pronatec trabalha com duas modalidades de formação que são os cursos técnicos e a Formação Inicial e Continuada (FIC), entenda como funciona:
Cursos técnicos: a formação na educação técnica capacita o aluno com conhecimentos teóricos e práticos em atividades dos setores de produção e serviço. A carga horária varia de 800 a 1200 horas, com duração média de um ano e meio a dois anos. Para concorrer na modalidade de curso técnico o estudante deve estar matriculado ou ter concluído o ensino médio.
Formação Inicial e Continuada: esse curso tem foco em uma formação mais específica, atuando com carga horária mínima de 160 horas, o curso é concluído em cerca de três a seis meses. O público para o qual é destinado é extenso, podendo atingir desde estudantes do ensino médio da rede pública, pessoas com deficiência até trabalhadores em processo de reabilitação profissional. A lista completa pode ser encontrada no site do Pronatec. Para concorrer na modalidade de formação inicial e continuada existe uma variação que atende desde o ensino fundamental incompleto até o ensino médio completo.
Como se inscrever no Pronatec?
Diferente dos programas do governo federal que viabiliza o acesso ao ensino superior, a inscrição Pronatec não acontece em um período único, isso porque, fica a cargo de cada instituição de ensino participante realizar a distribuição das vagas, ou seja, cada instituição adota os seus próprios critérios de inscrição.
No entanto, os interessados podem consultar as vagas disponíveis em sua região, como também receber alertas de notificação de quando houver vagas. Para isso é preciso acessar o site do Pronatec e preencher um formulário com algumas informações como dados pessoais e as opções de curso de interesse do candidato.
Modalidades de cursos técnicos do Pronatec
Existem três modalidades de cursos técnicos ofertados pelo Pronatec: concomitante, integrada e subsequente, entenda como funciona cada um deles:
Cursos técnicos concomitantes: são cursos para estudantes que estejam cursando o ensino médio e que tenham interesse em realizar um curso técnico ou profissionalizante pelo Pronatec. Nesse caso, os interessados devem contatar diretamente a sua instituição de ensino sinalizando o interesse, assim será orientado de como proceder.
Cursos técnicos integrados: são cursos voltados para estudantes que vão iniciar o ensino médio e querem integrar com o ensino técnico. Essa modalidade é destinada para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), mas os estudantes que vão iniciar o ensino médio em idade regular também podem participar. Nesse caso, os cursos são ofertados pelos Institutos Federais e escolas técnicas estaduais. Os estudantes interessados devem contatar a secretaria de educação do estado ou do município sinalizando interesse e será orientado de como proceder.
Cursos técnicos subsequentes: esses cursos são destinados para estudantes que já concluíram o ensino médio e almejam uma formação técnica. A oferta de vagas acontece por meio do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), tendo como critério de acesso a nota da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Como funciona o Pronatec oferta voluntária?
O Pronatec oferta voluntária é uma iniciativa do Ministério da Educação em que instituições de ensino privada de educação profissional e tecnológica ofertam vagas para os seus cursos de forma voluntária, sem o recebimento de recursos por parte do MEC. Esse projeto tem o objetivo de ampliar ainda mais a oferta gratuita de formação profissional.
Nessa modalidade podem se candidatar brasileiros maiores de 15 (quinze) anos, por meio do site do Sistec. Apesar de ter um público extenso, a preferência é dada para aqueles que atenderem aos seguintes requisitos:
• Estudantes do ensino médio da rede pública, inclusive EJA, ou da rede particular na condição de bolsista integral;
• Trabalhadores, incluindo-se os agricultores familiares, silvicultores, aquicultores, extrativistas e pescadores; beneficiários dos programas federais de transferência de renda;
• Mulheres responsáveis pela unidade familiar beneficiárias de programas federais de transferência de renda;
• Pessoas com deficiência;
• Povos indígenas; comunidades quilombolas;
• Adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas.
Mais informações podem ser checadas no guia Pronatec oferta voluntária.
O que é e como funciona o Fies técnico?
O Fies técnico é uma linha específica do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), destinada para a concessão de financiamento aos estudantes, em caráter individual, para custear os estudos em cursos técnicos de nível médio em instituições privadas de educação profissional e tecnológica. O projeto faz parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec). O Fies técnico também atende a modalidade empresarial, conhecido como Fies empresa, destinado a custear a formação inicial e continuada ou qualificação profissional dos trabalhadores. Informações mais detalhadas podem ser encontradas no Site do Pronatec.
Saiba mais sobre cursos técnicos
Os cursos técnicos têm se popularizado no Brasil não somente entre os estudantes que concluem o ensino médio, como também entre profissionais formados que buscam mudar de área ou se reestabelecer no cenário corporativo. Esse tipo de curso tem uma grande adesão geralmente pelo seu curto período de duração e por ter conteúdos direcionados, focados na formação específica do curso escolhido. Além disso, é uma alternativa para as pessoas que querem se especializar para o mercado de trabalho, mas não desejam realizar um curso de nível superior tradicional.
Outro ponto é que a demanda de profissionais técnicos em diversas áreas de atuação no Brasil é baixa, com isso, torna-se uma vantagem a realização de um curso técnico, uma vez que, geralmente, esses profissionais são inseridos rapidamente no mercado de trabalho. Contando também com cursos mais acessíveis se comparados a um investimento de nível superior. No entanto, nada impede que um estudante conclua o ensino médio, faça um curso técnico e posteriormente inicie uma graduação em uma área semelhante ou outra a qual tenha interesse.
Para saber os requisitos, veja abaixo:
- Candidatos que concluíram o ensino médio em escola da rede pública ou instituições privadas com bolsa integral;
- Estar desempregado;
- Não ter realizado mais de dois cursos através do Pronatec;
- Os candidatos precisam ser estudantes do ensino médio de rede pública estadual. Pode incluir o Eja ou alunos da rede privada com o benefício da bolsa integral;
- Pode ser beneficiado pelo governo com programas como bolsa família.
- Possuir baixa renda familiar;
- Ser pessoa com deficiência.
Abaixo, veja algumas opções de cursos:
- Assistente de Pessoal;
- Barbeiro;
- Cabeleireiro;
- Consultor de Vendas;
- Cuidador de Idosos;
- Maquiador;
- Técnico em Cozinha;
- Técnico em desenho de moda;
- Técnico em desenho industrial;
- Técnico em Eletrônica;
- Técnico em Enfermagem;
- Técnico em Hemoterapia;
- Técnico em Hospedagem;
- Técnico em Informática;
- Técnico em Logística;
- Técnico em Mecânica;
- Técnico em Mecatrônica;
- Técnico em Processos Fotográficos;
- Técnico em Programação e desenvolvimento de Software;
- Técnico em Prótese Dentária;
- Técnico em Química;
- Técnico em Rádio e Televisão;
- Técnico em Secretariado;
- Técnico em Segurança do Trabalho.
- Técnico em Web Design;
Para ver todas as opções disponíveis, entre na página do PRONATEC e confira os detalhes, entre aqui.
- O candidato precisa acessar a página do Senac do seu estado, pesquise aqui;
- No portal ele deve verificar as opções de cursos disponíveis;
- Em seguida, ele precisa fazer sua pré-inscrição na área “Pronatec”;
- Faça o seu cadastro, envie suas informações no portal para finalizar a matrícula.
Participe do nosso grupo do WhatsApp para receber vagas da sua região diariamente…