O que faz um auxiliar administrativo e financeiro?
O auxiliar administrativo, como o próprio nome diz, tem a função de dar apoio à administração de uma empresa em suas tarefas diárias. Ele pode trabalhar em organizações dos mais variados portes e segmentos, geralmente dando suporte a mais de um setor interno, como, por exemplo: compras, pessoal, logística, estoque, financeiro, marketing, etc. Por esse motivo – o de abarcar uma ampla gama de atividades diárias -, a função do auxiliar administrativo pode variar de acordo com o segmento da empresa onde ele trabalha.
Por exemplo, se você é um auxiliar administrativo em um consultório médico, é possível que tenha mais afinidade com prontuários médicos, guias de exame e sistemas de planos de saúde. Agora, se você é auxiliar administrativo em um escritório de advocacia, é mais interessante que você saiba ou aprenda a lidar com processos e documentos voltados para esta área. De qualquer maneira, é possível estabelecer algumas tarefas comuns a praticamente todos os profissionais dessa área:
- Estruturação e organização de arquivos de documentos
- Serviços auxiliares de controle financeiro
- Preenchimento de formulários, planilhas e outros documentos
- Atendimento (telefone, e-mail)
- Encaminhamento interno de clientes e visitantes da empresa
- Recebimento de fornecedores e encaminhamento dos materiais recebidos
- Elaboração de agendas
- Redação e digitação de documentos e comunicados
- Participação em reuniões de vários setores, sempre que solicitado
Como se pode deduzir, a rotina de um auxiliar administrativo não é nada monótona, pois ele está sempre mudando de atividade e indo de um lado a outro da empresa para atender aos diversos setores. A organização, aliás, é uma das maiores qualidades esperadas desse profissional. Afinal de contas, ele terá que administrar muito bem tudo o que lhe pedem para poder dar conta do recado de forma eficiente. Um auxiliar administrativo pode também se especializar no apoio a uma determinada área da empresa.
Por exemplo, se trabalhar lado a lado com o departamento financeiro, vai se encarregar de trabalhos mais específicos, como o lançamento de notas fiscais e ajuda nos balanços financeiros. Caso trabalhe no setor de pessoal, atuará em atividades como auxílio na administração das folhas de ponto, folhas de pagamento e de documentos relativos a férias, vales transporte e alimentação. Trabalhar como auxiliar administrativo é, muitas vezes, a porta de entrada para alcançar cargos mais altos na empresa, haja vista que estes profissionais costumam estar por dentro de tudo o que acontece na empresa, além de serem competentes em múltiplas áreas de conhecimento.
O que um auxiliar administrativo e financeiro faz?
As funções específicas do cargo variam de acordo com a experiência, o cargo e a especialidade. O auxiliar administrativo atua em diversos departamentos, principalmente dentro do escritório, sendo peça fundamental para o bom andamento da rotina do setor. Em muitos casos, o auxiliar administrativo aparece em todas as equipes com descrições distintas. A formação inicial exigida é o ensino médio completo, mas para crescer na carreira o profissional deve investir em cursos técnicos e em graduação. De maneira geral, o trabalho de um assistente administrativo pode envolver as seguintes funções:
- Atendimento ao cliente e fornecedores;
- Gerenciar e-mails, chamadas e correspondências;
- Revisar documentos de escritório, como faturas e relatórios;
- Arquivamento e organização de documentos em papel, além de documentos eletrônicos, como e-mails, faturas, relatórios e outros registros;
- Agendar e coordenar reuniões profissionais, entrevistas e compromissos;
- Manter um calendário e coordenar o fluxo de trabalho e reuniões;
- Preparar pautas de reuniões de forma a maximizar a eficiência do tempo;
- Reserva de salas de conferência e outros locais de reunião;
- Manter a organização do escritório e resolver quaisquer problemas ou pendências;
- Solicitar materiais em falta e manter o estoque;
- Realizar pesquisas gerais e fornecer informações e recomendações;
- Preparar apresentações, documentos e outros relatórios.
Quais habilidades um auxiliar administrativo e financeiro precisa desenvolver?
- Conhecimentos de softwares: as atividades cotidianas requerem que o profissional saiba lidar com softwares, como o Excel, para gerenciar planilhas, e o PowerPoint, para criar apresentações.
- Habilidades multitarefas: na área da administração há diversas tarefas essenciais, como organização, negociação e gerenciamento. Assim, o profissional deve ser capaz de lidar com várias demandas ao mesmo tempo.
- Habilidades de comunicação verbal e escrita: Você deve ter um domínio sólido da língua portuguesa para redigir e-mails e comunicados. Ainda, deve saber se comunicar com clareza para negociar com fornecedores e repassar as informações para os superiores.
- Habilidades interpessoais: O auxiliar administrativo vai trabalhar com muitas pessoas, incluindo clientes, fornecedores e colegas de escritório. É fundamental ter calma para saber ouvir e conviver da melhor maneira possível.
- Habilidades organizacionais: O profissional vai precisar trabalhar com muitos arquivos, digitais e físicos. E a organização é fundamental para ser capaz de localizar um documento ou recuperar protocolo a qualquer momento.
- Orientação aos detalhes: Como falamos ao longo do artigo, trabalhar com documentação é rotina da profissão. Para isso, é preciso ter orientação aos detalhes para ser capaz de revisar os dados e identificar se há alguma imprecisão.
- Capacidade de tomar decisões: a rotina administrativa implica muitas funções simultâneas e cabe ao profissional ser capaz de priorizá-las e tomar decisões com rapidez e facilidade.
Salário de um auxiliar administrativo e financeiro
De acordo com o site Salario.com.br, que compila dados do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web, o salário de um auxiliar administrativo no Brasil é em média R$ 1.631,36. E é claro que essa remuneração pode variar conforme a região do país, o nível de experiência do colaborador e também do tipo e porte da empresa contratante. Responsabilidades:
- Gestão de de contas a pagar e receber.
- Controle de entradas e saídas do estoque.
- Alimentar as entradas e saídas do fluxo de caixa.
- Gerar relatórios financeiros para a administração e a contabilidade.
- Avaliar Notas Fiscais de saída e entrada
- Monitorar o controle de ponto dos colaboradores
- Emitir comunicações internas online e offline.
Descrição da vaga:
Conciliação bancária; Conferência dos caixas geral e operacional; Controle tesouraria; (Cheques e Espécie) Aprovação de propostas; Conciliação de contas a receber; Liberação financeira de veículo; Registro de entrega de veículo no sistema; Pagamento de contratos de financeiras; Tratamento de créditos para compensação de despesas; Liberação de veículos para emplacamento; Emissões de Notas; Cobrança do contas a receber; Consultar relatório de venda direta com status P5 no IHS, conciliar contas a receber e providenciar repasses a Honda; Tratamento de veículos em trânsito; Tratamento de adiantamentos; Análise de crédito; Liberação de limite de crédito para faturamento; Atendimento ao caixa; Arquivo; Suporte na admissão e homologação.
Benefícios:
- Vale Transporte;
- Assistência Médica;
- Assistência Odontológica;
- Cesta básica;
- Restaurante na empresa;
Atitudes Desejadas:
- Escuta ativa.
- Subordinação.
- Organização.
- Comunicação assertiva.
- Dinamismo.
- Responsabilidade.
- Atenção.
Dias e Horários de trabalho:
- Segunda até sexta-feira: 9h às 18h.
- Sábado: 9h às 13h.
Exigimos:
- Ensino Médio Completo.
- Domínio do Microsoft Excel.
Será um diferencial:
- Ensino Superior Completo em Administração, Gestão Empresarial ou Ciências Contábeis.
- Conhecimento de ERP: Sankya, Totvs, SAP, entre outros.
Perspectiva de Crescimento:
- Atuar como Coordenador(a) Administrativo(a) e Financeiro.
Caso tenha interesse na vaga, acesse aqui para se cadastrar na vaga. Boa sorte.