Concurso Caixa: Como são as seleções?
O conteúdo cobrado é considerado pelos candidatos um pouco extenso. Com isso, é imprescindível iniciar a preparação o quanto antes. Acredita-se que o o concurso de Técnico Bancário da Caixa mantenha o conteúdo de seleções anteriores. O cargo de Técnico Bancário tem requisito de certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de ensino médio (antigo segundo grau), expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educação.
Cargo de Técnico Bancário – Missão: atividade administrativa destinada a prestar atendimento aos clientes e ao público em geral, efetuando operações diversas, executando atividades bancárias e administrativas, incluindo a comercialização de produtos e serviços, efetivação de cálculos e controles numéricos, inserção 2 e consulta de dados em sistemas operacionais informatizados e auxílio em sua manutenção e em seu aperfeiçoamento, bem como realização de operações de caixa, quando habilitado, de forma a contribuir para a realização de negócios, possibilitando o alcance das metas, o bom desempenho da Unidade e a satisfação dos clientes internos e externos.
Atribuições: prestar atendimento e fornecer as informações solicitadas pelos clientes e público; efetuar todas as atividades administrativas necessárias ao bom andamento do trabalho na Unidade; operar microcomputador, terminais e outros equipamentos existentes na Unidade; instruir, relatar e acompanhar processos administrativos e operacionais de sua Unidade; efetuar cálculos diversos referentes às operações, programas e serviços da CAIXA; elaborar e redigir correspondências internas e(ou) destinadas aos clientes e ao público; preparar o movimento diário; manter atualizadas operações, programas e serviços implantados eletronicamente; dar andamento em processos e documentos tramitados na Unidade; realizar trabalho relativo à edição de textos e planilhas eletrônicas, arquivo, pesquisa cadastral, controle de protocolo e demais atividades operacionais; elaborar e preparar mapas, gráficos, relatórios e outros documentos, quando solicitado; realizar outras atribuições correlatas; divulgar e promover a venda dos produtos da CAIXA.
Provas do Concurso Caixa e Conteúdos cobrados
Os inscritos no concurso são avaliados por provas objetivas e discursiva, tendo duração de 04 horas e 30 minutos. Os locais e horários de provas são disponibilizados com antecedência. A prova objetiva, conforme o último edital divulgado pelo Cespe, foi constituída de itens para julgamento, agrupados por comandos que deverão ser respeitados. O julgamento de cada item será CERTO ou ERRADO, de acordo com o(s) comando(s) a que se refere o item. Haverá, na folha de respostas, para cada item, dois campos de marcação: o campo designado com o código C, que deverá ser preenchido pelo(a) candidato(a) caso julgue o item CERTO, e o campo designado com o código E, que deverá ser preenchido pelo(a) candidato(a) caso julgue o item ERRADO.
Jovem Aprendiz Caixa: Como funciona?
É importante ressaltar que sobre a lei de estágio da Caixa Econômica Federal, somente serão contratados aqueles que aderirem às regras pré-definidas.
Contudo, se você tiver entre 14 e 24 anos, poderá conseguir uma oportunidade de emprego em várias outras grandes empresas do setor bancário além da Caixa caso você quiser.
O principal objetivo do programa é promover a inclusão social dos que ingressam na adolescência, fornecendo conhecimentos práticos e teóricos para que essas pessoas possam seguir suas carreiras. A Caixa Econômica Federal visa capacitar profissionalmente esses indivíduos.
Caso esteja interessado na empresa, você provavelmente irá trabalhar em distritos administrativos e bancários. Além disso, você treinará muitas coisas na empresa em questão social. Por exemplo: Valorização profissional e ética.
Atividades que os Jovens Aprendizes farão na empresa
Aqui está uma lista das principais atividades que os Jovens Aprendizes farão enquanto estão trabalhando na Caixa:
- Organização dos serviços, ou seja, ordenar os pedidos dos clientes;
- Aconselhar os clientes sobre os serviços que a Caixa presta;
- Organizar documentos;
- Auxiliar os colaboradores da Caixa no dia a dia da empresa;
- Organizar filas;
- Atendimento das linhas de comunicação da empresa;
- Fornecer e organizar as senhas dos clientes;
- Organizar os registros no sistema virtual;
- Outras funções básicas da empresa.
Requisitos para você poder participar do Jovem Aprendiz da Caixa
Se você deseja aproveitar essa grande oportunidade e ingressar de vez no Programa de Jovem Aprendiz da Caixa, nós recomendamos que você olhe os requisitos da empresa para o programa:
- Ter concluído o ensino fundamental seja por meio de plano de ensino padrão ou por meio da EJA, ou seja, deve cursar ou ter cursado o ensino médio;
- A renda de toda a família deve ser igual a metade do salário mínimo atual;
- Ter excelente desempenho acadêmico e notas boas na escola que está frequentando;
- Por fim, os adolescentes do programa de Jovem Aprendiz da Caixa devem ter entre 15 e 17 anos.
As regras de adesão ao Caixa Jovem Aprendiz são bastante simples, como podem ver, mas são importantes, note-se que a Caixa cumpre a L10097/2000 e, portanto, apenas aprova perfis de jovens que cumpram os requisitos.
Qual é o salário de um Jovem Aprendiz na Caixa hoje em dia?
O menor salário para os estagiários da Caixa é determinado com base nas horas trabalhadas pelos funcionários. Contudo, o salário vem com benefícios legais iguais ao de um trabalhador comum.
Benefícios de trabalhar na Caixa
Em termos de benefícios, vamos começar pela Renda Média de Estágio Caixa 2022: R$ 954 (novecentos e cinquenta e quatro reais) por mês em média. Esse valor pode variar de acordo com as horas trabalhadas em cada mês.
Os aprendizes da CEF também têm uma série de vantagens e direitos trabalhistas, pois eles estão cadastrados em carteira de trabalho. Assim, dentre os benefícios proporcionados podem ser citados os seguintes:
Os benefícios dos estagiários são:
- FGTS;
- Vale-transporte;
- Contrato de trabalho de até dois anos (24 meses);
- Período de férias com base nas suas férias escolares;
- Salário em 13;
- Vale-alimentação.
Atenção: O salário é determinado com base no valor atual do salário. Ou seja, ele varia de ano para ano conforme o salário é ajustado.
Como eu faço pra me inscrever no programa de Jovem Aprendiz da Caixa?
Para se candidatar a uma vaga de Jovem Aprendiz na Caixa, você pode conferir diretamente no site da Caixa (Clicando aqui).
Este processo também pode ser realizado por algumas agências parceiras sem fins lucrativos. Este processo então é feito de acordo com sua localização
Uma das entidades mais famosas para fazer isso é o CIEE, pois esta empresa existe em todos os estados brasileiros e você pode se inscrever facilmente seguindo as etapas abaixo:
- Acesse o portal CIEE para sua região.
- Clique no botão que está escrito “Entrar”;
- Em seguida, selecione a opção “Registrar”;
- Clique na opção que está escrita como “Estudantes”;
- Aceite os termos de divulgação e forneça as suas informações pessoais;
- Depois disso, basta clicar em “Jovem Aprendiz” no final da página e conferir o processo seletivo aberto para ela;
- Se houver oportunidades para o programa de Jovem Aprendiz da Caixa, basta se cadastrar.
Numero de Vagas
As vagas de aprendizes da Caixa variam de acordo com a necessidade da unidade Caixa, mas lembre-se de que a demanda é alta, então em breve elas estarão esgotadas.
Fique atento ao portal CIEE da sua região para você não perder uma oportunidade para as vagas de emprego. Faça a sua candidatura online e anexe o seu CV o quanto antes se puder.
A última novidade referente a contratação de funcionários e abertura de concursos foi dada pelo presidente da instituição, Gilberto Occhi. De acordo com o mandatário, embora ainda não se tenha uma previsão quando o concurso será realizado, a instituição não vai realizar contratações sem abertura de certame.