A Lei da Aprendizagem (Lei nº 10.097/2000) regulamenta o programa Jovem Aprendiz no Brasil e estabelece uma série de requisitos para as empresas que desejam contratar jovens aprendizes. A lei prevê que as empresas devem destinar de 5% a 15% de seus cargos para jovens aprendizes e oferecer a eles cursos de capacitação profissional, além de garantir o registro em carteira de trabalho e a remuneração conforme a legislação trabalhista.
As vagas para jovem aprendiz são destinadas a jovens entre 14 e 24 anos que estejam estudando ou tenham concluído o ensino médio. Essas vagas visam proporcionar uma experiência de trabalho e aprendizagem aos jovens, preparando-os para o mercado de trabalho.
Os jovens aprendizes têm a oportunidade de aprender habilidades práticas, receber treinamento profissional e, muitas vezes, continuar seus estudos enquanto trabalham.
O programa Jovem Aprendiz tem sido uma importante iniciativa para a inclusão social e profissional de jovens em todo o país, proporcionando-lhes a oportunidade de adquirir experiência no mercado de trabalho e desenvolver habilidades que serão úteis em suas futuras carreiras. Além disso, o programa contribui para a formação de profissionais qualificados e preparados para enfrentar os desafios do mundo do trabalho.
Como encontrar vaga para Jovem Aprendiz?
Para encontrar vagas para jovens aprendizes, é possível acessar os sites de empresas e organizações que oferecem programas de aprendizagem, bem como buscar por programas governamentais que visam incentivar a contratação de jovens aprendizes. Além disso, é possível buscar por oportunidades em sites de emprego e redes sociais.
Os benefícios de participar de programas de aprendizagem:
Incluem a oportunidade de ganhar experiência de trabalho, receber treinamento profissional, aprender habilidades práticas e se preparar para o mercado de trabalho. Além disso, muitos programas de aprendizagem oferecem benefícios como salário, vale-transporte e seguro de saúde.
As vagas para jovens aprendizes podem ser uma ótima oportunidade para jovens que buscam entrar no mercado de trabalho e adquirir experiência e habilidades práticas.
Existem empresas e organizações específicas que oferecem vagas para jovens aprendizes na área de servente de limpeza. Algumas delas incluem:
- SENAI – O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) oferece cursos e programas de aprendizagem para jovens em diversas áreas, incluindo a de serviços de manutenção e limpeza. Os jovens aprendizes recebem treinamento prático e teórico e são preparados para atuar como serventes de limpeza em empresas e indústrias.
- CIEE – O Centro de Integração Empresa -Escola (CIEE) é uma organização que atua na inserção de jovens no mercado de trabalho. O CIEE oferece programas de aprendizagem em diversas áreas, incluindo a de serviços de limpeza e manutenção. Os jovens aprendizes recebem treinamento prático e teórico e têm a oportunidade de trabalhar em empresas e organizações parceiras.
- Fundação Bradesco – A Fundação Bradesco é uma organização que oferece programas de aprendizagem em diversas áreas. O programa de aprendizagem em serviços de limpeza e manutenção oferecido pela fundação tem como objetivo preparar jovens para atuar como serventes de limpeza em empresas e organizações.
- Supermercados – Muitos supermercados oferecem vagas para jovens aprendizes na área de serviços de limpeza e manutenção. Os jovens aprendizes são treinados para realizar tarefas como varrer, limpar, recolher lixo, entre outras atividades relacionadas à manutenção e limpeza do ambiente.
Vaga: Jovem Aprendiz
Escolaridade: Ensino médio cursando ou superior cursando.
Carga horária: 5×2 – Horário: 8h às 12h ou 14h ás 18h – Segunda a Sexta.
Salário: R$606,00 + VT + VA 22,00 + Plano de saúde
Atuação: Apoio a equipe administrativa, com objetivo de otimizar os processos.
Habilidades e competências: Comunicativo, educado, ético, boa dicção verbal e escrita, proatividade, equilíbrio emocional, criatividade, comprometimento, pontualidade, resiliência, flexibilidade e capacidade de se adaptar a mudanças, colaboração e trabalho em equipe.
É importante ficar atento aos requisitos e exigências de cada programa de aprendizagem e garantir que se enquadra nos critérios antes de se candidatar.
Também é possível buscar por oportunidades em sites de emprego e redes sociais.