O Assistente de Manutenção é o profissional responsável por prestar auxílio em serviços de manutenção em geral. Um Assistente de Manutenção trabalha na manutenção de máquinas, em serviços de mecânica ou em manutenção na área predial.
Está sob as responsabilidades de um Assistente de Manutenção executar tarefas relativas a projetos de manutenção de instalações, aparelhos e equipamentos elétricos, orientando-se por plantas, esquemas, instruções e outros documentos específicos, realizar a manutenção de reparação de concertos elétricos, pequenos reparos em pisos e paredes, conserto de equipamentos, tender às solicitações de manutenção predial, avaliando o problema apresentado e buscando a solução mais ágil e segura, desenvolver ações para manter as instalações da empresa em bom funcionamento e condições seguras de trabalho, fazendo pequenos reparos e promovendo adaptações de infra-estrutura e layout, responder pelo controle patrimonial, mantendo registros de localização de móveis e equipamentos, e realizando periodicamente inventários, cuidar da integridade de móveis e instalações, contratando serviços externos para reparos e manutenções corretivas e preventivas, selecionando fornecedores e negociando pagamentos, realizar compras de materiais para manutenção, controlar e orientar empregados e prestadores de serviço sobre a utilização dos equipamentos individuais de segurança.
Para que o profissional tenha um bom desempenho como Assistente de manutenção é essencial possuir conhecimento em elétrica, manutenção predial, refrigeração, instalação e manutenção de elétrica e hidráulica.
Auxiliar de manutenção: como esse profissional atua e o que faz?
Manter os equipamentos e instalações da empresa em boas condições melhora a segurança do espaço. Saiba como o auxiliar de manutenção pode te ajudar.
Auxiliar de manutenção é um profissional que planeja e executa serviços com o intuito de arrumar ou prevenir que algum acidente aconteça com as máquinas e equipamentos que são utilizados, seja no serviços de facilities ou segurança. Eles também cuidam dos espaços. Isso porque não tem como você oferecer um bom serviço se os próprios equipamentos não estão bons para operação.
Quando se utiliza produtos que tem algum defeito ou estão desgastados por causa do tempo, o serviço ofertado não será tão qualificado, por isso, é necessário que haja sempre uma atenção, não só com o profissional que vai realizar o serviço, no caso o auxiliar de manutenção, como com os equipamentos que ele vai utilizar.
O que o auxiliar de manutenção faz?
Além dos cuidados com as máquinas, existem outras atribuições que se aplicam ao auxiliar de manutenção, pois ele atua em serviços de manutenção em geral. Ou seja, todo setor que necessita de um suporte, é ele que deve ser chamado. Por essas razões, também está sob os seus cuidados concerto das instalações e aparelhos elétricos, tudo isso guiado pelo auxílio de uma planta e documentos específicos que possibilitam uma melhor visão de cada setor para que não haja erro na hora das reparações. Dentro suas atribuições estão:
- Concertos elétricos;
- Pequenos reparos em pisos e paredes;
- Conserto de equipamentos
Um auxiliar de manutenção atende às solicitações de manutenção, avaliando o problema apresentado e buscando a melhor e mais ágil solução para conseguir realizar os reparos. Além disso, ele também desenvolve ações para manter as instalações sempre em bom estado e funcionando conforme as exigências, o que, consequentemente, fornece melhores condições de trabalho.
Como se tornar um auxiliar de manutenção?
Para atuar como auxiliar de manutenção, é preciso ter especificidade em determinadas áreas para que possa trabalhar com mais eficiência. Possuir graduação em mecânica é um caminho, mas também há necessidade de que tenha conhecimento em: elétrica, manutenção predial, refrigeração, instalação e manutenção de elétrica e hidráulica. Encontrar um profissional dessa área pode ser complicado, porém, existem empresas que fornecem esse serviço. O Grupo Albatroz é um deles. Entre em contato e faça o orçamento.