O que é um auxiliar de expedição
O auxiliar de expedição cuida dos processos envolvidos na expedição de produtos ou materiais do estoque da empresa, dos quais serão encaminhados para os clientes. Ele recebe pedidos de expedição e então procura os produtos necessários para atender aquele pedido no estoque, registrando a saída dos mesmos e se encarregando de fazer as embalagens. Feito isso, auxilia com o carregamento dos produtos nos caminhões ou outros veículos de transporte, para que finalmente sejam despachados para o cliente. Dependendo do local onde estiver trabalhando, também assume atividades relacionadas à organização de documentações, rastreamento de caminhões e etc. Em seu dia a dia, faz atividades como:
- Conferência de notas fiscais
- Separação de produtos
- Registro de entradas ou saídas de mercadorias
- Preenchimento de planilhas e sistemas de ERP
- Apoio com carga e descarga em veículos de transporte
- Embalagens
- Movimentação de produtos com empilhadeira e etc.
Áreas de atuação
O auxiliar de expedição atua nos departamentos de logística, estoque, armazém e produção de empresas de médio e grande porte. Sua existência é necessária em empresas que possuem processos de envio e despacho de mercadorias para clientes, como por exemplo:
- Redes atacadistas e varejistas
- Condomínios grandes que contam com correio interno
- E Commerces
- Distribuidoras
- Fábricas e Indústrias
- Empresas de Logística
Pré-requisitos para esta profissão
Geralmente, os contratantes das vagas de auxiliar de expedição determinam como pré-requisitos apenas:
- Ensino médio completo
- Experiência profissional com rotinas de estoque
- Conhecimentos de informática (Excel básico ou intermediário) Caso a vaga tenha funções que exigem mais conhecimentos de logística de transporte, os contratantes exigirão conhecimentos específicos da área. Também existem alguns casos que buscam por profissionais com curso de operador de empilhadeira.
Formação desejada
Para atuar como auxiliar de expedição é necessário apenas ter o ensino médio completo. Porém, a qualificação com cursos de curta duração, profissionalizantes ou técnicos podem proporcionar mais oportunidades e um maior crescimento na carreira. O curso de operador de empilhadeira é um grande diferencial e muitas vezes um pré-requisito dos contratantes. Ter uma graduação em Logística também pode ajudar para ter um plano de carreira.
Logística: o curso de Gestão Logística tem duração de 2 anos e o aluno tem aulas práticas com disciplinas como planejamento de estoques, modais de transporte e operação de armazém.
Salário de auxiliar de expedição
A remuneração para esse cargo tende a variar de acordo com a empresa, seus benefícios e os níveis profissionais. O salário médio de auxiliar de expedição é de R$ 1.611 mensais, mas esse número é apenas uma estimativa, já que não inclui os valores de incentivos, como comissões ou participações nos lucros, tampouco as variações que levam em consideração a experiência e a formação dessas pessoas.
Algumas empresas dispõem de políticas bem estruturadas de plano de carreira, que possibilitam a chance de crescimento profissional, o que se dá por meio de promoções, com aumento salarial (que também significa aumento de responsabilidades). Dentro da função de auxiliar de expedição pode haver diferentes níveis, como júnior, pleno e sênior, que determinam os valores de remuneração com base no grau de formação e experiência de cada profissional, sendo júnior o nível mais baixo, pleno, o intermediário, e sênior o mais alto.
Como faço para trabalhar como auxiliar de expedição?
Quer trabalhar como auxiliar de expedição e não sabe por onde começar? Fizemos este mini passo a passo para te ajudar a entender o que é preciso fazer para chegar lá, vem com a gente: 1. Conclua o seu ensino médio: se você já concluiu, é só ignorar essa etapa. Mas se você ainda não terminou, busque por alternativas para conquistar o seu diploma, pois ele será fundamental. Você pode procurar por instituições de ensino que oferecem supletivos ou simplesmente estudar para prestar a prova do ENCCEJA (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos). Obs.: caso queira ter um plano de carreira nesta área, é interessante iniciar o curso superior em logística! 2. Faça cursos para se destacar: se você não possui experiência com rotinas de estoque – algo que a maioria dos contratantes exigem – você sem dúvidas, precisa fazer algum curso para comprovar que entende sobre as atividades da função. E não precisa se preocupar com gastos, pois existem muitas plataformas online que oferecem cursos gratuitos ou de baixo preço. O ideal seria um curso de gestão de estoque ou auxiliar de estoque. 3. Monte o seu currículo de auxiliar de expedição: crie um currículo em DOC ou PDF com objetivo profissional de auxiliar de expedição para levar os recrutadores quando for fazer entrevistas. E não se esqueça de também criar o seu currículo online na Catho, pois a maioria dos processos seletivos atualmente ocorrem em canais digitais. Se você tem dúvidas e precisa de ajuda para montar o seu currículo, não se preocupe, separamos algumas dicas logo abaixo 4. Busque por vagas de atendente: Com os estudos em dia e currículo feito, chegou a hora de encontrar suas oportunidades! Entre no site da Catho e faça uma busca pelas vagas de auxiliar de expedição em sua região. Agora é só enviar o seu currículo e aguardar o contato dos recrutadores!
Modelo de currículo para auxiliar de expedição
Um currículo bem feito é fundamental para atrair a atenção dos contratantes, sabia? E para te ajudar nesta etapa, separamos algumas dicas especiais de currículo para auxiliar de expedição:
- Objetivo Profissional: Esta deve ser a primeira parte do seu currículo e precisa conter apenas o cargo que você busca. Neste caso, ficaria “auxiliar de expedição.”.
- Resumo Profissional: Em até 3 linhas, faça um resumo profissional sobre você falando sobre a sua formação, cursos e experiências profissionais relevantes das áreas administrativas, logísticas ou expedição.
- Formação Acadêmica: Inclua as informações sobre o seu ensino médio (nome da instituição, data de início e data de conclusão). Caso já esteja cursando ensino superior, insira apenas as informações sobre a sua graduação.
- Cursos Complementares: Inclua as informações sobre o curso de logística, informática ou outros assuntos similares que você possui. Esta seção é interessante para mostrar ao recrutador os seus conhecimentos!
- Experiências Profissionais: Começando da sua experiência mais recente, cite todas as experiências que você possui com atividades de estoque. Detalhe as atividades desempenhadas em cada uma destas experiências para que o recrutador consiga analisar as suas habilidades.